Páginas

domingo, 11 de setembro de 2011

Mundial de Andorra - rescaldo

Oi pessoal,

No fim-de-semana passado realizou-se a penúltima prova do campeonato do mundo de enduro, que teve lugar em Andorra, mais concretamente em Santa Julia.
Foi uma prova meio estranha, pois tinha especiais pequenas mas que davam muito trabalho. Quando lá cheguei disse para mim "isto vai ser fácil com especiais tão pequenas", mas foi o inverso. Estávamos com o padock a 1650 metros de altitude junto à enduro teste de 6 a 7 minutos de duração. A especial de cross estava a 900 metros de altitude já em Andorra Velha e a 1000 metros estava a famosa extreme, muito difícil, técnica e perigosa. O percurso em si era fácil no global, só tinha um controlo de 31 minutos muito longo com trialeiras e partes rápidas nas montanhas, e acabava o controlo numa grande descida do meio do vale da montanha cheia de pedras, pinheiros e raízes, e no final do dois dias muitos plásticos de motas :-) era muito bonito o controlo: chegávamos lá com 2 a 3 minutos, o 2º controlo era todo em alcatrão e o 3º era onde tinha as 3 especiais.



No 1º dia, de prova a especial de abertura foi logo a extreme. Tinha estado a chover e tornou-se impossível de fazê-la sem sofrer. Parecia que estávamos a andar no gelo com pneus seliques. É a única comparação de que me lembro, pelo que foi logo anulada durante o 1º dia de prova. De seguida vinha a cross e depois por último a enduro. Na 2ª volta o tempo secou as especiais e as coisas tornaram-se mais fáceis. Comecei em 15ª posição baixando para 11º.
Já no 2º dia de prova, tínhamos a extreme modificada, mais acessível e voltou a ser cronometrada até a 4ª volta, onde a chuva voltou a impedir a realização da mesma. Senti-me muito bem e andei a corrida toda em 10º, mas na última passagem pela enduro teste mandei uma grande queda, e perdi a 10ª posição por 42 centésimas, ficando em 11º. A enduro teste era muito técnica com grandes subidas e descidas, cheia de pedras e pinheiros no meio do bosque. Era muito cansativa na parte final a nível de caixa de ar devido a altitude. Nunca pensei que sentisse isso mas é mesmo uma grande diferença de esforço, pois estou em casa apenas a 20 metros de altitude. No global foi bom, estou em 8º no campeonato e vou lutar por ele ate ao fim.


Abraço,

Gonçalo


Patrocínios: JoMotos, Honda, McDonalds Baixa de Lisboa, Cetelem, Magoflor, Pirelli, CrossPro, JBS Motos, SegurClass, Fuchs Silkolene, WRP, AQD, Auto Medinas, HortoSintra, Sorria com confiança, RNM, FtDesign, Shot, Termignoni, espsonoros.com, GoPro, MigTec e Enduro Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário